Um evento de desenvolvimento humano, realizado em Portugal
O evento denomina-se “Momentum” e pretende inspirar, elevar e reforçar a comunidade lusófona, com vista ao alcance do sucesso, à realização pessoal e empresarial, no contexto actual, e a criação de uma nova mentalidade colectiva. O país vai fazer-se representar pelo palestrante Nazário Vilhena.

A organização informa que, neste evento, vão levar milhões de pessoas e organizações a compreenderem como, com o seu poder individual ou colectivo e a sua determinação, podem transformar todas as circunstâncias da vida.
“O Momentum contribuirá para a criação de uma nova mentalidade colectiva e um novo ciclo de empoderamento humano”, destacam.
Neste ano de 2020, prosseguem, a pandemia e a paralisação global trouxeram ideias ainda mais arrojadas e vontade de sermos ainda mais ousados. Uma das metas do evento, segundo os organizadores, passa por chegar a todos os cidadãos do mundo falantes da língua portuguesa e que, através do conhecimento e desenvolvimento humano, pretendem contribuir para a construção de um amanhã melhor.
“Acreditamos no poder da língua portuguesa e da união”, salientam, acrescentando acreditarem, também, que a partilha de experiências positivas e conhecimentos sólidos influenciam directamente aqueles que não se resignam e buscam um futuro melhor.
Contribuir para que os países lusófonos superem facilmente os desafios vindouros, permitindo que surjam mais fortes, do ponto de vista económico, e com cidadãos mais felizes, é igualmente outro desafio do “Momentum”.
O palestrante angolano vai partilhar o mesmo palco com o americano Tony Robbins, considerado uma das personalidades mais reconhecidas no mundo do Coaching. O encontro vai contar, mais uma vez, com a presença do criador do projecto “Momentum”, o master trainer internacional e especialista em resultados máximos, Ricardo Mendoza, e do seu parceiro internacional e líder de mercado, José Roberto Marques.
O painel de palestrantes inclui ainda oradores e convidados portugueses e internacionais de destaque, que prometem proporcionar evento inédito e inesquecível.
Até ao momento, mais de 100 mil pessoas já se inscreveram para acompanhar o evento via online, além de 51 países.
As inscrições estão a ser feitas no site da organização, denominado “https://momentumportugal.com/pt/.
A lista de palestrantes integra nomes como do angolano Nazário Vilhena, Tony Robbins, Ricardo Mendoza, José Roberto Marques, Teresa Guilherme, Catarina Furtado, Nelma Fernandes, Benavéria Sousa e Tim Vieira. As receitas angariadas vão servir para apoiar a fundação angolana Pirâmide World Foundation, constituída para apoiar crianças cujo meio familiar não lhes permite o acesso ao ensino, por questões de orfandade, dificuldades financeiras ou sociais e contará com o apoio operacional da Associação Acácia.
Além desta instituição, vai ser igualmente apoiado o Projecto Bolsas de Estudo, implementado pela Associação Portuguesa sem fins lucrativos, Corações com Coroa (CCC), cujo objectivo é aconselhar e ajudar jovens raparigas de todo o país, com bom aproveitamento e resultados escolares, mas que se encontrem em situação de vulnerabilidade, discriminação e risco de integração, na construção de um roteiro de vida.
Nazário Vilhena é palestrante e master coach certificado pela International School of Professional Coaching (ISPC). O angolano é igualmente membro associado da Associação Portuguesa de Coaching (APCoaching) e da Associação Angolana de Coaching (AACOA).
Coaching visa produzir mudanças positivas
O coaching é a disciplina do autoconhecimento aplicado, assente num processo de desenvolvimento humano, focado em acções, que visam elevar o desempenho, aumentar a performance e produzir mudanças positivas num indivíduo, grupo, empresa ou país.
O coaching é transversal e aplica-se a qualquer área da vida, como seja a pessoal, profissional, associativa e governativa.
O praticante do coaching é definido como alguém que produz atitude positiva perante a vida, por se acreditar estar consciente de que tem capacidades infinitas e por ser co-criador do seu futuro.
É pautado por diversas ciências, como Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, entre outras, que recorre a técnicas da administração e gestão de empresas, para apoiar pessoas e organizações no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e em sua evolução contínua.
A palavra coaching significa treinamento e tem origem na língua inglesa. Foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas.
No século XVIII, os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados Coacher.
Por volta de 1830, o termo coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford já com o sinónimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.
Em 1831, o termo coaching foi usado pela primeira vez no âmbito dos desportos e, em 1950, foi usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gestão de pessoas.
https://momentumportugal.com/pt/oradores/nazario-vilhena/